Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49378

Compartilhe esta página

Título: Relação da atividade física e do comportamento sedentário com a ansiedade em adolescentes brasileiros: Uma revisão sistematizada.
Autor(es): SANTOS, Quézia Pereira
Palavras-chave: Atividade física; comportamento sedentário; ansiedade; adolescentes
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: SANTOS, Quézia Pereira dos. Relação da atividade física e do comportamento sedentário com a ansiedade em adolescentes brasileiros: uma revisão sistematizada.2022.Trabalho de conclusão de curso( educação física licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022
Abstract: Estudos demonstram que a prática de atividades físicas e o comportamento sedentário podem estar relacionados com a ocorrência de ansiedade em adolescentes. A ansiedade está entre os transtornos mentais mais prevalentes em adolescentes e o estudo sobre fatores associados e pode auxiliar no tratamento para a melhora dos níveis de ansiedade. Portanto, o presente estudo tem como objetivo sumarizar as evidências disponíveis sobre a relação da atividade física e/ou do comportamento sedentário na ansiedade em adolescentes brasileiros. Trata-se de uma revisão sistematizada. As buscas eletrônicas da literatura foram realizadas em sete bases de dados (PubMed, Scopus, Lilacs/BVS, Adolec, PsycINFO, SciELO, Google Acadêmico) e foram organizados quatro grupos de comandos para a busca nas bases de dados. No primeiro grupo foram utilizados os termos relacionados à atividade física, no segundo grupo foram incluídos os termos referentes a comportamento sedentário, no terceiro grupo foram adicionados os termos sobre ansiedade e no quarto grupo os termos referentes a adolescência. Dentro de cada grupo foi utilizado o operador booleano “OR” e entre os grupos foi empregado o “AND”, exceto entre os grupos atividade física e comportamento sedentário. O processo de seleção dos artigos se deu em duas etapas: leitura dos títulos e dos resumos dos artigos encontrados; e, leitura do artigo na íntegra. Três estudos foram incluídos na revisão, entre os quais, dois apresentam associação entre a atividade física e a ansiedade e um aponta que não foi encontrada associação significativa. Conclui-se que parece existir relação entre a prática da atividade física com a ansiedade em indivíduos adolescentes e foi evidenciada a necessidade da realização de mais estudos com essa temática, especificamente incluindo o comportamento sedentário, visto que a pouca quantidade de estudos incluídos na revisão dificultou a mensuração da magnitude dos resultados encontrados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49378
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Quezia Pereira dos Santos.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons